sábado, 22 de novembro de 2014

Encontro na Associação 25 de Abril

AMIGOS DO CAFÉ GRANADA
REPORTE DO ENCONTRO REALIZADO NA ASSOCIAÇÃO 25 DE ABRIL EM 20 DE OUTUBRO DE 2014
1 – INTRODUÇÃO
Apesar da chuva abundante que caiu durante todo o dia, isso não foi impedimento, para a realização do nosso encontro marcada para a A25A. Foi mais um jantar em que foram previamente negociadas as condições. O local escolhido parece ter sido um local ideal para este tipo eventos.
Quando cheguei, cerca das 19h e 15m, já se encontrava sentado no bar o Fernando Duque.
À medida que foram chegando os outros amigos, foi sendo servido um gin tónico a cada um. Durante meia hora saboreamos o gin e conversamos formando diversos grupos.
Quando já estávamos todos excepto o Nabais (que estava no aeroporto à espera do filho) passámos à sala de refeições. A sala não estava reservada só para nós, mas quase. Além da mesa em L que nos foi reservada, havia apenas outra mesa ocupada. Posteriormente já quase no fim da nossa refeição, foi também ocupada a mesa habitualmente reservada para a Administração da Associação onde se encontrava o Coronel Vasco Lourenço.
2 – PRESENTES (22)
Manuel Valente, António Nabais, Armando P.  Pires, Fernando Figueira, Pedro Maia, Emídio Jorge, Luciano Jesus, Serra Vaz,  Manuel Aires, Rolo, Garcia, Fernando Duque, José Barros, Fernando Pires, João dos Seguros, Manuel Martins, Ferreira da Piedade, João de Sousa, Jorge Morgado, Rogério (liceu Passos Manuel), Fraga e Luís Vieira.
3 - JANTAR
Entradas – Pão de trigo e pão de milho, azeitonas, manteiga e azeite com vinagre balsâmico. Queijo de Nisa fatiado. Chouriço e morcela assados. Vinho tinto da Companhia das Lezírias.
Sopa – Creme de alho francês.
Menu principal – Bacalhau com batatas a murro e legumes.
Sobremesa – Arroz doce com muita canela.
Digestivos – Café e whiskey Jameson à discrição.
Custo - 20,00€ + 0,50 cêntimos de gorja. Vinte euros que todos consideraram muito bem empregues por terem proporcionada 3,5 horas de boa, alegre e saudável convivência.
Apesar de a mesa estar disposta em L deu para conversarmos todos. O espaço era amplo e dava para circular à sua volta.
4 – INFORMAÇÕES DIVERSAS
1 – AUSENTES - Informaram não poder estar presentes no encontro, mas por e-mail ou SMS enviaram para todos um abraço, os seguintes amigos:
Carlos Botelho, José Duarte, Armando Tavares, Joaquim Boavida, Albino Martins, Norberto Duque, Xana Brandão, Pedro joel, Filipe Mota e Victor Barata.
Não responderam às comunicações: Melo Campos, Rossini, e José Fernandes (Zé PC).
2 – OFERTA DE CD - No final do jantar o Luciano José Jesus ofereceu a cada um dos participantes, um CD com música própria (è já o 2.º que nos oferece) - LUCIKSOUD  2 - GRANADA. Edição especial para os seus amigos granadinos. Música melodiosa e muito suave. Mais uma vez OBRIGADO LUCIANO por esta iniciativa e pela consideração que tiveste por estes teus amigos do Café Granada.
3 – SUGESTÃO CULTURAL - Entretanto, ainda durante o jantar, o Luciano apresentou à ORGANIZAÇÃO a seguinte sugestão:
Em vez de nos juntarmos apenas para jantar, seria interessante complementar a reunião com algo cultural, sugeriu a indicação de 3 amigos, cada um apresentasse um texto/trabalho, com uma ou no máximo duas folhas A4 sobre O Café Granada: o que foi o café Granada, influência que teve na sua vida na altura e no futuro. Poderia pensar-se na elaboração de um livro.
Se houver candidatos a escrever (temos no grupo amigos que já editaram livros). Em anexo, apresento já uma primeira sugestão para a estrutura do eventual livro a editar.
Para no próximo encontro apresentarem os textos indicados de uma/duas folhas A4, foram indigitados os seguintes amigos:
O professor Manuel Martins;
O escritor João de Sousa;
O Guitarrista Luciano Jesus.
4 – DESPEDIDA - O evento na A25A terminou cerca das 23 horas mas ainda deu para continuar a conversar até ao Largo de Camões e apreciar o movimento noturno do Bairro Alto.
5 – CONCLUSÃO - O encontro foi uma boa jornada de recordações do passado mas também de planos para o futuro.
RECOMENDAÇÃO - Espero que os escritores do Grupo se voluntariem também para escrever as partes importantes do eventual livro a editar, que terá a colaboração escrita de todo o Grupo (um pequeno texto em que cada um dirá o que para ele representou o Café Granada). Isto é apenas uma 1.ª abordagem do assunto. Espero não morrer na praia.
Para todos um grande abraço,
ORGANIZAÇÕES Manuel Valente

Sem comentários:

Enviar um comentário